A Câmara de Comércio Luso-Marroquina em acção.

A Câmara de Comércio Luso-Marroquina, reuniu-se segunda-feira 06 de fevereiro, com Mbarka Bouaida, a Presidente do Conselho Regional de Guelmim-Oued Noun, para aferir as oportunidades de negócios numa região que se apresenta como um centro geodésico do Reino de Marrocos, com mar, planície e montanha, já que ainda “banhada” pelas faldas do anti-Atlas.

A Região de Guelmim, no período anterior à colonização europeia (e mesmo depois), foi paragem obrigatória da rota caravaneira que em tempos ligou o profundo Mali à “europeia Tânger”, pelo que esta condição foi fazendo da cidade de Guelmim, ao longo de séculos, um ponto de encontro cosmopolita, o qual faz hoje da cidade e da região, talvez o ponto do reino que maior diversidade de culturas tem e onde a convivência entre árabes, berberes, sahraouis, nómadas e sedentários é menos tensa.

Região de sol e de mar, foi-nos apresentada uma miríade de oportunidades de investimento na zona costeira, no interior e em particular no sector das energias renováveis. Resta-nos agora “separar o trigo do joio” e canalizar empresas portuguesas com interesse e capacidade de investimento, no grande pacote de oportunidades que nos foi apresentado.

A Câmara de Comércio Luso-Marroquina, já se encontra em campo a contactar potenciais interessados.

Fonte Foto: Aujourd’hui Le Maroc

Casablanca, 06 de Fevereiro de 2023, CCILM